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Candidatos ao Rodoanel veem entrave para licitação

Lançado no início de agosto para tirar do papel a maior realização do governo paulista na área de infraestrutura, o edital para concessão dos trechos Sul e Leste do Rodoanel no entorno da cidade de São Paulo corre o risco de parar no meio do caminho. O modelo escolhido pelo governo está sendo duramente criticado por representantes do setor privado - instituições financeiras, concessionárias e outros investidores - devido a uma combinação inovadora de alto risco e baixo retorno. Existem insatisfeitos em diferentes graus, mas há quem afirme que ficará de fora e acredite que o edital traz todas as características de uma licitação deserta, ou seja, sem nenhuma proposta. O governo paulista está testando na licitação do Rodoanel uma mudança no modelo de concessões rodoviárias. No novo sistema caberá ao setor privado a gestão do trecho Sul, já pronto e funcionando, e simultaneamente a construção e operação do trecho Leste. No jargão do setor, é um projeto do tipo greenfield, erguido a partir do zero, algo inédito no ramo rodoviário. Mas as críticas se concentram em um ponto: os riscos ambientais e os custos decorrentes das desapropriações ficarão a cargo das empresas.

Fonte:
Valor Econômico
13/9/2010
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